Vereador apresenta projetos para conscientizar sobre risco de escorpiões

Infestação de escorpiões em pontos de Rio Preto leva vereador Eduardo Piacenti (PPS) a apresentar dois projetos sobre o tema: um para criar a Semana de Conscientização sobre Escorpionismo e outro para que órgãos de saúde produzam material informativo sobre o tema
Vereador apresenta projetos para conscientizar sobre risco de escorpiões

Piacenti diz estar "preocupadíssimo" com infestação de escorpiões

Os recentes casos envolvendo ataques de escorpião em Rio Preto e região - com destaque para o trágico caso de Ibirá, em que pai se matou depois de filho morrer picado pelo aracnídeo - levaram o vereador Eduardo Piacenti (PPS) a apresentar dois projetos de lei relacionados ao tema.

Uma das propostas quer instituir em Rio Preto, principalmente na escolas, a Semana de Conscientização, Combate e Prevenção do Escorpionismo. "Preocupadíssimo com a questão dos inimigos naturais, apresento o presente projeto, tendo em vista as inúmeras ocorrências registradas na Vigilância Ambiental, já que o veneno pode ser fatal. Principalmente em crianças, uma picada de escorpião provoca dor intensa, podendo causar náuseas, vômito, arritmia do coração, confusão mental e problemas respiratórios, existindo assim a necessidade absoluta de eliminar os focos de criação do aracnídeo", diz Piacenti na exposição de motivos.

O segundo projeto apresentado pelo vereador quer impor a órgãos de saúde públicos e privados a obrigatoriedade de produzir material educativo de combate e prevenção do escorpionismo. Entre os itens que seriam obrigatórios estão a distribuição e disponibilização de panfletos e banners, bem como a realização de exposições didáticas e divulgação em sites e redes sociais das entidades.

Apenas no mês de novembro, a Vigilância Sanitária de Rio Preto registrou mais de uma centena de chamados relacionadas à presença do escorpião, que tem como habitat locais com incidência de entulhos, pedras, madeiras e mato alto.

As duas propostas apresentadas por Eduardo Piacenti seguem para análise das comissões.