Vereador pede comissão para estudar preços de combustíveis

Jean Dornelas propõe a criação de um grupo para estudar "oscilações" nos preços dos combustíveis; parlamentar cita fato de gasolina em Rio Preto ser uma das mais caras do Estado
Vereador pede comissão para estudar preços de combustíveis

Dornelas diz que alinhamento de preços pode caracterizar "prática abusiva"

[13/02/17]

O vereador Jean Dornelas (PRB) apresentou projeto de resolução pedindo a criação de uma Comissão Especial de Vereadores para "elaborar estudos sobre as oscilações dos preços dos combustíveis em Rio Preto." A proposta precisa ser lida e votada em plenário para que a CEV seja composta por cinco membros. Para ser aprovada, precisa de nove votos.

"A população de São José do Rio Preto, ao longo dos anos, tem reclamado e sofrido com a disparidade de preço de combustíveis (gasolina e álcool) pago nas bombas dos postos de combustíveis em toda cidade. Órgãos de fiscalização chegaram a apurar suposta prática de quartel entre os postos, contudo, não fora  apurada tal conduta lesiva dos comerciantes", afirmou o vereador na justificativa do projeto.

Ainda de acordo com Dornelas, caso a CEV seja aprovada, seu foco será: "analisar a evolução dos preços praticados no atacado e no varejo, analisar e observar se as margens de lucro praticadas é a mesma nas outras regiões do Estado, apurar se a prática é comum entre as distribuidoras, apurar se há prejuízo econômico ao interesse difuso da sociedade além de apontar medidas a serem tomadas de caráter punitivo e educativo".

Caso seja constatada a prática de cartel, Dornelas diz que representantes dos postos e distribuidoras podem responder por "prática abusiva", prevista no artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, que diz: "É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas (...) elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços"

Confira aqui a íntegra da proposta.

Comunicação/Câmara Municipal