Vereadores acabam com limitação de CEIs na Câmara

Projeto de Renato Pupo revoga regra em vigor desde 2013 que limitava a duas as comissões de inquérito simultâneas na Câmara de Rio Preto; resolução ainda condiciona assinatura no requerimento de instalação para participação de vereador na investigação
Vereadores acabam com limitação de CEIs na Câmara

Pupo conseguiu aprovar resolução que acaba com limitação de CEIs na Câmara de Rio Preto

[06/12/2016]

Os vereadores de Rio Preto aprovaram, nas sessões ordinária e extra desta terça-feira (6), projeto de resolução do vereador Renato Pupo (PSD) que revoga regra que limita o funcionamento de Comissões Especiais de Inquérito (CEI) na Câmara. Aprovada em 2013,  a norma, de autoria de Fábio Marcondes (PR), limitava a duas as comissões de inquérito.

Além de acabar com a limitação, a resolução de Pupo condiciona a participação de vereadores na investigação à sua assinatura no requerimento de instalação. "Quem é contra a investigação não pode querer participar. Questão de lógica. Quem não assinar, obviamente está fora", disse o parlamentar.

Os vereadores aprovaram ainda projeto de lei de Marco Rillo (PT) que proíbe a Prefeitura a emitir alvará de funcionamento de empresas e comércios com base em leis promulgadas pela presidência da Câmara enquanto a matéria estiver sendo alvo de questionamento judicial, como por meio de ação direta de inconstitucionalidade (adin). O vereador afirma que o objetivo é evitar "manobras", como a emissão do documento no interstício entre a promulgação da lei e sua eventual derrubada por inconstitucionalidade.

Foram aprovados ainda os seguintes projetos:

De Jean Charles, que revoga a lei 11.874, de 19 de fevereiro de 2016, que regula o acesso de menores de 18 anos em casas noturnas, espetáculos artísticos, festas e outros eventos que comercializem bebidas alcoólicas. O vereador argumentou que, com a derrubada de parte da lei pelo Tribunal de Justiça, a norma se tornou inócua;

De Márcio Larranhaga (PSC), que dispõe sobre a criação de estacionamentos para ônibus em locais de grande circulação e interesse turístico em Rio Preto, como shoppings, aeroporto, Bosque Municipal e Parque Ecológico. O objetivo, segundo ele, é facilitar o estacionamento de caravanas e ônibus fretados que vêm de cidades da região para compras ou lazer em Rio Preto;

De Celi Regina (PT), que faculta à administração a criação do programa de Aluguel Social para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar.

O vereador Celso Peixão (PSB) pediu adiamento, por duas sessões, do projeto de José Carlos Marinho (PSB) que cria a lei das filas para casas lotéricas. Pela norma, as lotéricas teriam de atender o público em no máximo 25 minutos em dias normais e 35 minutos em vésperas e pós-feriado. Por fim, Alessandra Trigo (PSDB) pediu a retirada de sua proposta que pretendia excluir cálculos de renda per capita para o programa Minha Casa Minha Vida os rendimentos de menores aprendiz ou decorrentes de estágio supervisionado.

Comunicação Social/Câmara Municipal

Publicado em 6 de dezembro de 2016