Vereadores acompanham balanço sobre obras da BR-153

Representantes do Dnit e Ministério dos Transportes fazem prestação de contas sobre o andamento das obras de duplicação do trecho urbano da rodovia BR-153 em Rio Preto
Vereadores acompanham balanço sobre obras da BR-153

Presidente da Câmara lembrou importância da BR-153 para o País

[16/02/2018]

Vereadores de Rio Preto acompanharam evento organizado pela Prefeitura, com participação de representantes do Ministério dos Transportes e Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), para prestação de contas sobre o andamento das obras de duplicação do trecho urbano da rodovia BR-153.

Participaram do evento o presidente da Câmara, coronel Jean Charles (MDB), os vereadores Renato Pupo (PSD), Pedro Roberto (PRP) e Cláudia de Giuli (PMB), além do prefeito Edinho Araújo (MDB), secretários municipais e representantes do consórcio responsável pela obra.

"Conheço bem essa rodovia e sabemos da sua importância para o País. É um corredor importante, que liga o Norte e o Sul do País, além de um entroncamento importante do Estado com a rodovia Washington Luís", disse o presidente da Câmara, lembrando que a BR-153 registra um dos maiores volumes médios diários (VDMs) de veículos do Estado. "Se igualando a rodovias como Imigrantes e Anchieta", completou.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Carlos Barros, até o momento já foram realizadas 21% das obras, com R$ 79,5 milhões já empenhados. Segundo ele, citando o ministro Carlos Quintanilha, outros R$ 35 milhões já estão em restos a pagar e no orçamento 2018, enquanto outros R$ 35 milhões já foram reivindicados ao Ministério do Planejamento para evitar qualquer prejuízo ao andamento das obras.

"Essa duplicação, quando finalizada, vai beneficiar os 500 mil rio-pretenses, além dos milhões de moradores da região, os motoristas do País todo que passam por aqui e também os que se beneficiam das cargas por ela transportadas, que poderão ter o frete reduzido", disse Barros. O prefeito agradeceu o empenho do governo federal no andamento da obra e lembrou que, além dos motoristas que utilizam a rodovia, suas interligações com outros pontos da cidade vão beneficiar toda a a mobilidade urbana de Rio Preto.

Projeto

A duplicação dos 17 quilômetros da BR-153, entre o distrito de Talhado e a cidade de Bady Bassitt, prevê a construção de 14 obras de arte (pontes e viadutos), num investimento total previsto de R$ 214,3 milhões. Das 14 obras de arte, nove, segundo o Dnit, já estão em construção, dos quais quatro em fase final: Murchid Homsi, Augusto Signorini, Anísio Haddad e Juscelino Kubitschek. A duplicação completa, com todos os viadutos, deve ser concluídas até o final de 2019.

Outros R$ 42 milhões estão sendo investidos como contrapartida pela Prefeitura, para custear as desapropriações de áreas necessárias para as ampliações e construções previstas no projeto. O Dnit apresentou ainda um balanço do impacto ambiental. Segundo o superintendente regional do Dnit em São Paulo, Roberto Ravagnani, cerca de 2 mil árvores tiveram que ser suprimidas, mas elas serão compensadas com o plantio de 50 mil mudas numa área de 36 hectares em área próxima ao antigo IPA.