Vereadores aprovam Semana da Consciência Negra

Projeto de Lei do Executivo propõe que a semana do dia 20 de novembro seja marcada com atividades culturais, palestras sobre raça e etnia, cursos e debates sobre a presença do negro na sociedade
Vereadores aprovam Semana da Consciência Negra

Vereadores participam da 38ª sessão ordinária de 2018

[13/11/2018]

Os vereadores de Rio Preto votaram oito itens da pauta da 38ª sessão ordinária de 2018, que foi realizada nesta terça-feira (13/11), no plenário da Câmara Municipal. Um veto foi mantido e sete projetos foram aprovados. Os vereadores concordaram e mantiveram o veto parcial do prefeito ao projeto de lei da vereadora Márcia Caldas (PPS) que unifica os feriados municipais. Neste veto, o prefeito derruba o feriado da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Porém, nesta mesma sessão, foi aprovado em urgência especial, tanto na legalidade quanto no mérito, o projeto do Executivo criando a Semana da Consciência Negra, que deverá ser realizada sempre na semana do dia 20 de novembro, aniversário de morte de Zumbi dos Palmares.

O prefeito Edinho Araújo (MDB) enviou mais dois projetos de lei para apreciação da Câmara. Um, abre crédito adicional suplementar no Orçamento Fiscal da RioPretoPrev no valor de R$ 2 milhões. E o outro concede o uso de imóvel público municipal à Associação Espírita Cirinéia – Grupo Amor, para desenvolvimento de atividades assistenciais. Ambos foram aprovados.

Também é de autoria do Executivo o projeto de lei complementar aprovado que altera a lei de criação da Escola de Gestão Pública, determinando que o cargo de chefe da coordenadoria acadêmica seja preenchido por servidor de carreira e regrando o credenciamento de professores externos.

Os vereadores aprovaram ainda o projeto de lei de Cláudia de Giuli (MDB), que inclui no calendário oficial do município a “Festa Brasileira AACD Rio Preto”, a ser realizada anualmente no mês de setembro.

Também foram aprovados dois projetos da Mesa Diretora: um projeto de lei e um de lei complementar que alteram as leis que regem a Câmara Mirim, passando a tratar do projeto como Câmara Jovem.

As sessões da Câmara são transmitidas ao vivo pela TV Câmara, canal 4 da Net e 61.4 em sinal aberto e digital, pela rádio Educativa FM 106,7 e pelo site da Câmara.

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

01 – 42/18 - DO EXECUTIVO – 1ª DISC./VOT

Altera a Lei Complementar nº 437/2014, que dispõe sobre a Escola de Gestão Pública e dá outras providências. (VOTAÇÃO: MAIORIA ABSOLUTA) APROVADO

PROJETOS DE LEI