Acessibilidade e conteúdo dinâmico são destaques do novo site

Desde o último sábado (14), a população de São José do Rio Preto e região já tem acesso ao novo site da Câmara Municipal. O portal do Legislativo foi totalmente reformulado, ganhou um visual moderno, que traz as cores do município, e oferece acesso mais fácil às informações.
Acessibilidade e conteúdo dinâmico são destaques do novo site

Novo portal da Câmara oferece mais transparência - Foto: Suelen Tavares/AICM

Já na página inicial do site, o internauta encontra um menu com links para conteúdos de maior procura, como a agenda do Plenário, a ordem do dia, pesquisas a projetos e leis, a relação de dados dos atuais vereadores e a composição da mesa diretora. Há também seções com a história da Câmara Municipal, o hino de Rio Preto e imagens da cidade.

A disposição das fotos e notícias sobre as principais atividades da Câmara, que aparecem em destaque na página inicial, reforça o perfil dinâmico do novo site. No link Notícias, o munícipe tem acesso a um arquivo de matérias, que é atualizado diariamente pela Assessoria de Imprensa da Casa.

Seguindo a tendência dos mais modernos portais de notícias, a interatividade fica mais evidente no novo site da Câmara. Os internautas têm, por exemplo, a opção de “curtir” a notícia no Facebook ou reproduzi-la no Twitter. Quem tiver interesse em receber essas informações por e-mail também pode se cadastrar para o recebimento de um boletim eletrônico.

A acessibilidade foi outra questão que mereceu atenção na formulação do portal. Entre outras ferramentas, são disponibilizadas teclas de acesso para a navegação com o teclado e diferentes opções de tamanho da fonte do texto.

Assim como no portal anterior, o internauta pode, ainda, assistir online a todas as sessões ordinárias, extraordinárias e solenes, que têm transmissão ao vivo pelo link da TV Câmara.

Outra importante função do site da Câmara Municipal é o acesso da população a informações relativas à Lei da Transparência. É possível acessar um formulário para a solicitação de informações que dizem respeito à Lei Federal 12.527/2011.

O endereço para acesso ao site da Câmara foi outra alteração necessária. O internauta que digitar www.camarariopreto.com.br será automaticamente redirecionado para o portal atual, que tem o endereço www.riopreto.sp.leg.br.

Com a adesão ao domínio (.leg.br), Rio Preto integra a tendência das Câmaras do Estado de São Paulo, que buscam a padronização de seus endereços na internet. A intenção é marcar o espaço institucional do Poder Legislativo na rede mundial de computadores, a exemplo do que já fazem os poderes Judiciário (.jus.br) e Executivo (.gov.br).

Por conta da transferência do site antigo para o atual, os conteúdos encontram-se em fase de transição. Todas as informações serão revisadas e atualizadas nos próximos dias.